sábado, julho 29, 2006

 

Debate Nacional

Uma oportunidade, necessária e urgente, em educação:

http://www.debatereducacao.pt/

Promovido pela Assembleia da República, por ocasição dos 20 anos da Lei de Bases do Sistema Educativo, os debates percorrem o país, sempre com temas de actualidade. Participem, inclusive nos fórums.

(Obrigado à Sandra por me ter relembrado)

Etiquetas:


sexta-feira, julho 07, 2006

 

Ser Professor em Portugal

Ser Professor em Portugal:











Assim, é bom que a cara opinião pública" comece a perceber por que é que os professores "faltam tanto". Para além do facto de, nas suas "imensas" faltas, serem contabilizadas também situações em que, de facto, estão a trabalhar:

Se é professor, sabe o quão verdadeiro é o texto acima registado.

Se não é professor, creia que é verdade e apoie quem está a lutar simultaneamente pela dignificação da Carreira Docente e por uma educação de verdadeiro sucesso.


ACARINHE OS PROFESSORES!!!
ELES PRECISAM DO SEU APOIO!!!

[Remetido por mail, desconheço o autor.]

Etiquetas:


terça-feira, julho 04, 2006

 

Humor sério #1: A avaliação dos alunos (convidada SC)

A avaliação dos alunos - Novas tendências

Caros amigos, as "coisas" têm de mudar, dizem as novas correntes da Educação. Aqui está um exemplo da nova atitude que os professores têm de adoptar, a bem dos tempos modernos. Avaliação de um exercício nos tempos que correm...

(Orientado para professores que têm de mudar... e cumprir políticas da Sr.ª Ministra...)

Questão proposta:

6 + 7 =?

A. Exercício feito pelo aluno:

6 + 7 = 18

B. Análise: A grafia do número seis está absolutamente correcta; O mesmo se pode concluir quanto ao número sete; O sinal operacional + indica-nos, correctamente, que se trata de uma adição; Quanto ao resultado, verifica-se que o primeiro algarismo (1) está correctamente escrito – corresponde ao primeiro algarismo da soma pedida. O segundo algarismo pode muito bem ser entendido como um três escrito simetricamente – repare-se na simetria, considerando-se um eixo vertical! Assim, o aluno enriqueceu o exercício recorrendo a outros conhecimentos. a sua intenção era, portanto, boa.

C. Avaliação: Do conjunto de considerações tecidas nesta análise, podemos concluir que: A atitude do aluno foi positiva: ele tentou! Os procedimentos estão correctamente encadeados: os elementos estão dispostos pela ordem precisa. Nos conceitos, só se enganou (?) num dos seis elementos que formam o exercício, o que é perfeitamente negligenciável. Na verdade, o aluno acrescentou uma mais-valia ao exercício ao trazer para a proposta de resolução outros conceitos estudados - as simetrias... - realçando as conexões matemáticas que sempre coexistem em qualquer exercício...

Em consequência, podemos atribuir-lhe um...

..."Excelente"...

...e afirmar que o aluno...

... "Progride adequadamente"!!!


Remetido pela minha grande amiga Sandra Cristelo, alias Titina.

Etiquetas:


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]