segunda-feira, junho 26, 2006

 

Final de ano lectivo, festinhas e afins!

Caros confrades, fiquei deveras surpreendido com a qualidade das festinhas e apresentações do nossos alunos nas chamadas festas de encerramento do ano lectivo, já tão curriqueiras por este país fora.

Festas onde a dança, as tentativas de "dramatização", as palhaçadas reinam para prazer dos pais, eu incçuído. As poucas tentaivas de realizar trabalho sério são boicotadas, porque não se pensa no material acústico necessário. É, no mínimo, exaspérant de ver crianças do primeiro ciclo a portarem-se como meninos do Jardim Infantil (ou pelo menos estes últimos foram iguais a eles próprios, crianças que não sabem ler, nem escrever, das quais espera-se aprendizagens motoras essenciais, de netre as quais o reconhecim,ento das letras é verdade, mas não que mostrem que sabem ler e escrever, etc.).

Os dois alunos escolhidos para apresentar as diversas "apresentações" não liam convenientemente, ou pelo menos, como alguém do 4º ano deveria ler.

Estavamos numa escola, mas estes meninos não mostraram efectivamente aquilo que tinham estado a aprender, com dramatizações, declamações, canções não em playback (de promoção de um CD do qual não reverte nada para o agrupamento), etc.

Era uma festa gira, lá isso era, de deixar papás babados pelas palhaçadas dos filhos. Pena não ter sido pelas suas inteligências.

Aquilo que entretanto conversei com outros pais, de outros agrupamentos, não revelou grandes diferenças.

Confesso que me senti babado. Pois, não podia ser de outro modo.
Fraqueza de vermos os nossos mais que tudo a brilhar um pouco, contentes, felizes, contagiando os outros.
Porventura, os próximos anos continuarei babado até que as festas acabem (assim que entrarem para o 5º).
Tenho, no entanto, pena de não se premiarem os melhores com prémios reais, incentivando o mérito.

Cá estremos para o ano, com mais festinhas, mais palhaçadas, felizes e contentes de ver os nossos filhos felizes.



Etiquetas:


Comentários: Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]